ObjetivosRelevânciaPúblico AlvoPré-requisitosCalendárioEstruturas e Graus AcadêmicosDisciplinasMetodologiaSeleçãoMatrículasInvestimentoBolsas

Bem-vindos ao curso de Gestão e Prática de Obras de Conservação e Restauro do Patrimônio Cultural, conhecido por Gestão de Restauro. Trata-se de uma iniciativa pioneira no Brasil de capacitação de profissionais de Arquitetura e Engenharia no campo da execução de obras e serviços do patrimônio cultural construído.

 

O curso Gestão de Restauro visa formar um quadro de profissionais para gestionar e gerir obras e serviços em edificações de valor cultural. As idéias e técnicas mais avançadas sobre as habilidades de um gestor nos âmbitos conceituais, técnicos e humanos são apresentadas aos participantes, de modo que eles compreendam a necessidade de se romper com paradigmas e dogmas. Os mais recentes documentos internacionais e nacionais sobre a proteção ao patrimônio construído demonstram que são necessárias ações baseadas em decisões coletivas, compartilhadas no contexto interno e externo dos eventos. O mundo contemporâneo não aceita mais atitudes de certeza cardeais nem de saberes emanados por pontífices do conhecimento. O processo compartilhado do poder leva à construção coletiva do conhecimento que, ao incentivar a troca de informações entre profissionais de nível superior, mestres artífices e de ofícios, possibilita a reflexão conjunta sobre soluções, promovendo a elaboração de novos conhecimentos.

 

O curso apresenta a necessidade da aplicação prática dos conceitos de sustentabilidade como comprometimento do profissional com a gestão sistêmica material e imaterial, construtiva e ambiental. O equilíbrio das ações de intervenções deve pautar-se entre a autenticidade e integridade, os custos e benefícios sociais e humanos para o atendimento das necessidades funcionais da edificação. Isto abrange desde adoções das técnicas tradicionais nas obras e serviços à diminuição do uso de recursos energéticos para minimizar os impactos ambientais.