Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada

Acompanhamento de Obras

OBRAS  BASÍLICA DA PENHA  ORDEM TERCEIRA  EQUIPE   DIÁRIO DE OBRAS  ÁLBUM   FÓRUM

 

OBRAS

 

 O CECI disponibiliza as seguintes obras e serviços para acompanhamento e discussões técnicas pelos associados e alunos dos cursos Gestão de Restauro, ITUC/AL e MARC/AL.

 

BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DA PENHA :

 

Localizada, à Praça Dom Vital, 169, bairro de São José, na cidade do Recife, estado de Pernambuco. As obras agora inciadas fazem parte das recomendações do Plano de Conservação Integrada que o CECI elaborou em 2006. Estão sendo iniciadas com recursos financeiros do Governo do Estado de Pernambuco, através da FUNDARPE, mas já conta com participações expressivas da OI Futura e outras  empresas via incentivos da Lei Rouanet .

As obras nesta etapa visam a recuperação dos telhados e da cúpula, mas todos os trabalhos de intervenção serão executados com o intuito de evidenciar os valores essenciais imateriais atribuídos à Basílica, associados à sua estrutura física e às práticas sociais, merecedores de ações de salvaguarda e proteção, garantindo sua permanência no tempo.

 

ORDEM TERCEIRA DE SÃO FRANCISCO DE OLINDA:

Localizada à Ladeira de São Francisco, s/n., bairro do Carmo, na cidade Olinda, estado de Pernambuco.

Os serviços tem o apoio financeiro da The Robert W Wilson Challenge for Conserving Our Heritage, através do World Monument Fund, com a contrapartida da Prefeitura Municipal de Olinda. Os fundos financeiros erão empregados nos serviços para a recuperação dos forros da Sacristia e da Capela dos Noviços, e do retábulo da capela mor da Capela de São Roque da Venerável Ordem Terceira de São Francisco, que faz parte do Conjunto Franciscano de Olinda.

O estado de conservação com exceção do forro artesoado da nave da Capela de São Roque, encontram-se deteriorados pela ação do tempo, de intervenções inadequadas, ataques de insetos xilófagos e umidades. Há também graves ameaças de sinistros por incêndio em decorrência da fixação e passagem de fios ressecos e mal ligados das instalações elétricas.