O CECI iniciou o projeto de identificação dos bens patrimoniais dos municípios de Água Branca, Delmiro Gouveia e Olho D´água do Casado, no Estado de Alagoas. O projeto tem o apoio do Instituto Xingó.
O projeto tem três objetivos:
- Identificar os Elementos Patrimoniais (naturais e construídos) segundo valores artísticos, históricos, científicos e sociais nos referidos municípios;
- Indicar os instrumentos para a proteção dos Elementos Patrimoniais visando um futuro Plano de Gestão;
- Elaborar uma proposta de tombamento para a Usina de Angiquinho, a primeira usina hidro-elétrica do Nordeste (1913)
A região do São Francisco é uma das regiões do Brasil que se destacam pela beleza natural e paisagem exemplar. Nela também se encontram ocupações urbanas estabelecidas desde o século XVIII, contendo elementos patrimoniais de valor que precisam ser protegidos face ao rápido processo de desenvolvimento que, em geral, vem ocorrendo na região. A proteção desses bens garantirá a identidade do lugar e dos seus habitantes, além de funcionar como instrumento educativo para divulgação desse potencial turístico. Informando aos moradores e aos visitantes se assegura uma base sustentável para essa região privilegiada pela presença de rios, riachos, serras e reserva florestal além de edificações urbanas e rurais de grande interesse patrimonial.
O trabalho será realizado por Sílvio Mendes Zancheti, Virgínia Pontual e Ana Rita Sá Carneiro.