Palestra de sobre a restauração da fachada do Chanteclair

E-mail Print
There are no translations available.

O Ceci realizou no dia 15/jul/2005 a palestra pública sobre a "Restauração do Chanteclair". O palestrante foi o arquiteto Jorge Passos, responsável pelos trabalhos de restauração do conjunto das fachadas do Chanteclair, localizado no bairro do Recife, em Pernambuco. O evento ocorreu no auditório da Livraria Cultura no Paço Alfândega e foi uma atividade do Curso de Gestão e Prática de Obras de Conservação e Restauro do Patrimônio Cultural.

A receptividade do público foi  boa, sendo que dois focos foram objeto de provocação pelos comentaristas  Prof. Dr. Sílvio Zancheti e Prof. Jorge Eduardo Tinoco: o primeiro levantou a questão da gestão do projeto de restauro e as definições  entre o uso da edificação e os critérios de intervenção; o segundo, ressaltou os aspectos técnicos da elaboração do projeto, representado por uma documentação com alto nível de detalhes. O interesse sobre o assunto é grande pois o Chanteclair é uma edificação de grande relevância, não só para a paisagem urbana do Recife, mas como testemunho de uma "nova maneira construir" a partir do concreto armado no início do século 20. 

Na seqüência da palastra , no sábado dia 16/julho, os alunos da 5a edição do Curso de Gestão de Restauro do CECI visitaram o atelier de estuque do canteiro do Chanteclair. Na ocasião, o arquiteto Jorge Passos e o mestre-estucador Amauri Luiz de Queiroz apresentaram os detalhes e procedimentos de execução que estão sendo adotados para a recuperação dos ornatos integrados e aplicados em argamassa. Essa visita foi muito importante para a contextualização dos trabalhos desenvolvidos durante o final de  semana pelos alunos, cujo tema básico foi: intervenções em ornatos aplicados e integrados de argamassa, dentro da disciplina de Alvenaria e Estuque.

Arquiteto Jorge Passos apresentando a metodologia do projeto de restauração do conjunto das fachadas do Chanteclair.

O público foi formado basicamente por arquitetos, engenheiros, arqueólogos, historiadores e frequentadores da Livraria Cultura.

Arquiteto Jorge Passos e o mestre-estucador Amauri Luiz de Queiroz apresentando os procedimentos de elaboração das formas para reconstituição dos ornatos do Chanteclair.

Arquiteta Simone Hager, aluna de Santa Catarina, nas atividades práticas do aula presencial do curso de Gestão de Restauro.

As obras de Restauração do Conjunto Chanteclair fazem parte do Projeto Polo Alfândega, desenvolvido pelo município do Recife, através do Programa Monumenta/BID do Ministério da Cultura. Atualmente, as obras encontram-se paralisadas deste 2004.

Apoio:   

 

1º Seminário Conservação_BR

Seminário Conservação_br

Leia a revista internacional

CT

Parceria voluntária

Lima_e_Silva_Advogado_e_Consultorialimaesilva.jur.adv.br

- Elaboração e acompanhamento de projetos de incentivos fiscais oferecidos em âmbito federal, estadual e municipal.

Projetos

istmo

conservar_2

Pátio de São Pedro

plano-diretor

You are here: Home Notícias Palestra de sobre a restauração da fachada do Chanteclair