There are no translations available.
O CECI utiliza um drone para a elaboração do mapa de danos das torres sineiras da Basílica de Nossa Senhora da Penha (Recife-PE).
O equipamento – um hexacóptero (oito hélices), pesando 2 quilos, sobrevoou as torres da Basílica nessa quarta-feira (16/jul/2014) para registrar as degradações nos revestimentos através de imagens em Full HD. Um drone é um veículo aéreo remotamente pilotado , ou seja, todo e qualquer tipo de aeronave que não usa pilotos embarcados para ser guiada.
.
A necessidade do uso do drone deu-se em razão da impossibilidade de se acessar todas as faces das torres em proximidade suficiente para as prospecções das degradações. Esse trabalho faz parte das investigações para elaboração do laudo técnico e da proposta (projeto) de consolidação e restauro das torres sineiras da Basílica da Penha do Recife.
.
Os trabalhos foram contratados pela Provìncia de Nossa Senhora da Penha do Nordeste do Brasil (PRONEB), através do Frei Luis de França Fernandes, OFMcap, com recursos provenientes das doações dos fiéis..
Estão sendo realizados:
.
1 - inspeções por Difração de Raios X com escaneamento e processamento de imagens dos nembos (pilaretes) que compõem o topo das torres;
2- simulação computacional com modelagem geométrica e análise dinâmica modal, além da análise de deslocamentos e tensões por meio de gráficos e isocurvas da região do topo da torre da Rua das Calçadas;
3 - exames dos materiais construtivos com retirada de amostras com equipamentos de baixa precursão e invasão;
4 - exames internos e externos para de testes de percussão e aderência dos revestimentos; mapeamento e qualificação de danos nos componentes construtivos;
5 - projeto de consolidação e restauro, com reforço estrutural (plantas, especificações, cadernos de encargos, orçamento e cronograma físico-financeiro).
.
Esse trabalhos visam atender à demanda do Poder Público para saber sobre os valores necessários à consolidação e restauro das torres (veja Opinão & Links - gerenciamento de riscos das edificações de valor cultural).
.
Os seguintes profissionais integram a equipe de trabalho:
.
a) Luciano de Oliveira Arruda, engenharia civil pela Universidade Católica de Pernambuco – UCP (1995) e mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (1998). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Mecânica da Microeletrônica, atuando principalmente nos seguintes temas: método dos elementos finitos, aeroelasticidade, complexos industriais, gerenciamento de riscos tecnológicos e ambientais. Possui experiência na área de Engenharia Civil, com foco em consultoria, elaboração e coordenação de projetos, junto à UFPE e Universidade Estadual do Amazonas – UEA (2008-2010). Possui experiência científica e sua aplicação no produto na indústria da microeletrônica, atuando com grupos de projetos multidisciplinares na Finlândia, Alemanha, China e Cingapura
;
b) Antônio Carlos Costa, engenheiro civil pela Universidade Católica de Pernambuco – UCP, com especialização nas áreas de estrutura e edificações. Professor da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco, ministrando as cadeiras de Mecânica dos Solos I e II, desde de agosto de 1982.
.
c) Carlos Welligton de Azevedo Pires Sobrinho, é engenharia civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (1985). Atualmente é professor assistente da Universidade de Pernambuco, coordenador de Curso de pós-graduação da Escola Politécnica de Pernambuco e pesquisador nível superior do Instituto de Tecnologia de Pernambuco – ITEP. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Materiais e Componentes de Construção, atuando principalmente nos seguintes temas: habitação, processo construtivo, patologia das construções, avaliação de desempenho de sistemas construtivos.
.
d) José Raimundo Oliva, é engenheiro civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – POLI/USP, é aposentado do IPHAN/PE, onde trabalhou mais de 20 anos com calculo estrutural em edificações de valor cultural.
.
e) Jorge Eduardo Lucena Tinoco, arquiteto (UFPE, 1976), especialista em conservação e restauração de monumentos e conjuntos históricos (UFMG, 1978), é professor do Curso de Gestão de Restauro e responsável técnico do CECI.
.