Técnicas construtivas tradicionais luso-brasileiras

E-mail Imprimir

A Comissão Deliberativa do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura – FUNCULTURA divulgou o resultado da análise e julgamento dos projetos culturais de 2006, anunciando a aprovação do projeto do CECI de Divulgação das Técnicas Construtivas Tradicionais Luso-brasileiras.

O objetivo do projeto é divulgar o acervo do CECI sobre as antigas técnicas construtivas tradicionais luso-brasileiras ao público em geral (proprietários, inquilinos e todos os envolvidos com conservação de imóveis antigos) e aos profissionais de conservação e restauro do patrimônio cultural construído.

Atualmente verifica-se que a perda do seu conhecimento sobre as antigas técnicas construtivas trás graves conseqüências para a preservação do patrimônio construído. Para citar um exemplo, uma notícia recente do CECI, comunicou sobre a perda de antigos telhados coloniais em Olinda (PE) devido o desconhecimento das antigas técnicas de produção artesanal de telhas.

O acervo do CECI foi constituído no período de 2003 a 2005, pela comunidade Gestão de Restauro, através de seus professores especialistas e mestres-de-ofício, que pesquisou e catalogou um acervo sobre as seculares técnicas de construção luso-brasileiras. Essa documentação vem sendo empregada na capacitação de profissionais, através das edições anuais do curso de Gestão e Prática de Obras de Conservação e Restauro do Patrimônio Cultural.

O projeto possibilitará a disponibilização do acervo em meio eletrônico pela internet, através deste site. aliás, desde o ano 1997, o CECI vem utilizando a tecnologia de informação e comunicação pela Internet, para dar conhecimento dos saberes sobre a conservação do patrimônio cultural, incluindo o Ensino à Distância (EAD).

 

Slide da maquete sobre o funcionamento estrutural das tesouras em madeiras dos telhados coloniais

Slide da maquete sobre as antigas técnicas construtivas de paredes em estruturas de madeira e tijolos

Desde o ano de 2000, o CECI é pioneiro no treinamento de profissionais para gestão de cidades históricas, utilizando as ferramentas do EAD, inclusive foi catédra da UNESCO nessa área. Para ampliar sue campo de atuação, o CECI trouxe essa tecnologia de informação e capacitação para o âmbito da conservação e restauro do patrimônio construído. A divulgação do acervo sobre as antigas técnicas tradicionais de construção luso-brasileiras, possibilitará a mais ampla informação e compreensão do público em geral e profissional pelos recursos visuais de maquetes em meio eletrônico.

Este projeto vem consolidar o estado de Pernambuco como centro de excelência na informação sobre a conservação do patrimônio, constituído pelas edificações de valor cultural.

 

Projetos

Baltar Biblioteca

conservar_2

Pátio de São Pedro

plano-diretor

istmo

Leia a revista internacional

CT

Parceria voluntária

Lima_e_Silva_Advogado_e_Consultoria

 

 

 

Elaboração e acompanhamento de projetos de incentivos fiscais oferecidos em âmbito federal, estadual e municipal.

Você está aqui: Home Restauro Notícias Técnicas construtivas tradicionais luso-brasileiras