Restauro



6a Oficina de Ladrilhos Hidráulicos

E-mail Imprimir
JULHO, mês de férias. aproveite a oportunidade para participar da 4a Oficina de Ladrilhos Hidráulicos na sua sede em Olinda, Pernambuco. Poucas vagas! Read More
Aproveite um fim de semana de estudos e práticas na arte centenária de produção de ladrilhos hidráulicos. Venha saber sobre a história das técnicas de produção e como foi "inventado" o ladrilho; aprenda a idealizar desenhos e formas, pois não é tão fácil como se pensa; saiba quais as  propriedades dos materiais e equipamentos, seus usos e aplicações; venha aprender sobre as técnicas de produção. Serão demonstrados os fatores e mecanismos de desgastes das pedras e dos pisos, assim como os métodos de manutenção, conservação e restauro.
Valor do Investimento: R$ 300,00*
CARGA HORÁRIA: 12 horas/aula
DATA da 4a OFICINA: 22, 23 e 24 /julho/2016
HORÁRIO: sexta-feira das 13h às 17h; sábado das 8h às 17h com intervalo para o almoço; domingo para quem desejar fazer um tapete.
INFORMAÇÕES: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelos telefone: (81) 99922-6633 (direto da oficina)
OBS.: No valor está incluído os materiais teórico, de intervenções de conservação e restauro e de produção de uma pedra de ladrilho (modelo existente).
* As produções de um desenho/modelo próprio, idealizado pelo participante, assim como a confecção de um “tapete” com um metro quadro (25 pedras), terão valores contratados a parte.
Caso você venha de outro estado, há diversas hospedarias, pousadas e hotéis no centro histórico da cidade. A mais próxima é a Casa da Chica com preço bem acessível e com boas avaliações pela(o)s aluna(o)s do Curso de Gestão de Restauro.
Preencha a Ficha de Inscrição e envie-nos logo, pois são apenas 20 vagas.
cartaz_6anova_datab JANEIRO, mês de férias. aproveite a oportunidade para participar da 6a Oficina de Ladrilhos Hidráulicos na sede em Olinda, Pernambuco.   Poucas vagas!  Uma realização do CECI Educação

 

Leia mais...
 

Carta Veneza 50 anos depois

E-mail Imprimir
50 anos após a promulgação da Carta de Veneza, o Instituto Nacional de Antropologia e História – INAH (México), lança um livro sobre que reúne reflexões em torno dos 50 anos desse documento. Los nuevos paradigmas de la conservación del patrimonio cultural traz textos de quinze especialistas.
Desde a sua emissão no ano de 1964, a Carta de Veneza tem chamado a atenção de todas as gerações de teóricos da conservação, legisladores, acadêmicos e profissionais de todo o mundo em busca de orientação, inspiração e validação nos seus esforços em proteger o patrimônio cultural construído. Sua importância tem sido estudada, interpretada, explicada e testada nesse meio século num mundo sob constante evolução.
O cinquentenário da Carta foi celebrado em Florença, na Itália, no ano passado (novembro, 2014) pelo ICOMOS.
cartaVeneza50anos-150 anos após a promulgação da Carta de Veneza, o Instituto Nacional de Antropologia e História – INAH (México), lança um livro sobre esse passado que reúne reflexões em torno dos 50 anos do documento. Los nuevos paradigmas de la conservación del patrimonio cultural traz textos de quinze especialistas.
Leia mais...
 

Viagem de Estudos

E-mail Imprimir

cartazsiteO Curso Gestão de Restauro lança a sua primeira viagem de estudos internacional. Após 14 edições de viagens pelas cidades históricas brasileiras, Portugal será o primeiro país a ser vistado.

Leia mais...
   

Acervo Arquitetônico Saturnino de Brito

E-mail Imprimir

Em cerimônia realizada aos 27 de março de 2010, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, foi oficializada a conclusão, e entrega dos produtos, do Projeto de digitalização do acervo iconográfico de Saturnino de Brito, na cidade do Recife. Esse projeto, intitulado “Acervo Arquitetônico Saturnino de Brito: memória da arquitetura pré-moderna no Brasil”, foi patrocinado pela Petrobrás Petróleo Brasileiro S.A, através do Edital Petrobrás Cultural. Esse trabalho teve a coordenação do Prof. Maurício Rocha de Carvalho, e realizou-se em parceria entre o Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada – CECI, a Universidade Federal de Pernambuco, através do Laboratório da Imagem de Arquitetura e Urbanismo (LIAU) e  a Companhia de Saneamento do Recife (COMPESA).

Leia mais...
 

Conservar - 3ª Oficina Técnica

E-mail Imprimir

Membros do Projeto “Conservar: Olinda Boas Práticas no Casario” realizam a 3ª. Oficina Técnica.

Leia mais...
 

Acompanhamento de Obras

E-mail Imprimir

O CECI disponibiliza aos membros associados e aos alunos dos cursos de Gestão de Restauro e MARC/AL o Acompanhamento de Obras que a Instituição executa ou que presta assessoramento. Trata-se de um ambiente virtual na Sala de Aulas da sua web www.ceci.educacao.biz onde os interessados têm acesso aos documentos técnicos das obras e serviços, tais como: Diário de Obras ou Livro de Ocorrências, Relatórios, Albuns de Fotografias e de Fórum de Discussão para cada trabalho.

Para ter acesso a esse ambiente, associe-se ao CECI ou participe de um de nossos cursos. Para se associar ao CECI escolha  antes a categoria de sócio que mais se adequa ao seu perfil. A anuidade é de R$ 200,00 para o ano de 2010.

Os seguintes trabalhos estão disponíveis no Acompanhamento de Obras:

  • Conservação da Basílica de Nossa Senhora da Penha, Recife/PE - I e II etapas
  • Conservação na Ordem Terceira, Olinda/PE
  • Restauração da Igreja da Santa Casa de Misericórdia de Goiana

Os trabalhos da Basilica da Penha foram desenvolvidos com a Província de Nossa Senhora da Penha do Nordeste do Brasil - PRONEB, para a implementação do Plano Diretor de Conservação Integrada, elaborado no ano de 2006, que consistiu na estruturação de um conjunto orientações e ações técnicas direcionadas às intervenções físicas do monumento em níveis de manutenção, conservação e restauro. A I e II etapas das obras foram a restauração dos telhados e da cúpula, respectivamente. As obras foram realizadas com recursos financeiros do Governo do Estado de Pernambuco (I) e do BNDES (II).

Os serviços na Ordem Terceira foram a recuperação dos forros da Sacristia e da Capela dos Noviços, e do retábulo da capela mor da Capela de São Roque da Venerável Ordem Terceira de São Francisco, faz parte do Conjunto Franciscano de Olinda. Os serviços contaram com fundos financeiros e o apoio financeiro da The Robert W Wilson Challenge for Conserving Our Heritage, através do World Monument Fund, com a contrapartida da Prefeitura Municipal de Olinda.

As obras executadas na Igreja de Nossa Senhora dos Milagres, conhecida como a Igreja da Santa Casa de Misericórdia de Goiana, monumento histórico do início do século XVIII, tombado pelo IPHAN, restringiram-se a parte da primeira etapa das obras, correspondendo ao período de maio a setembro de 2009. Os recursos captados pela Santa Casa de Goiana são oriundos do BNDES, através do PRONAC/MinC.

Basílica da Penha

Ordem Terceira

Santa Casa

24318490649bd0d8339b08

15269025284976303e57169

misericordia_2 

 

 

Lançamento "Paraíso & Martírios"

E-mail Imprimir

No dia 14 de agosto de 2009, Rosane Piccolo Loretto, membro do Conselho Administrativo e Científico do CECI, lançou o livro “Paraíso & Martírios: Histórias de Destruição de Artefatos Urbanos e Arquitetônicos no Recife” no auditório Vicente Machado, da Editora Universitária da UFPE.

Leia mais...
 

Lançamento "Cidade, Território e Urbanismo"

E-mail Imprimir

 

No último dia 10 de agosto, Virgínia Pontual, presidente do Conselho de Administração do CECI, e Rosane Piccolo Loretto, membro do Conselho Administrativo e Científico do CECI, lançaram o livro Cidade, Território e Urbanismo: um campo conceitual em construção.
Leia mais...
 

Oficina Técnica

E-mail Imprimir

Membros do Projeto “Conservar: Olinda Boas Práticas no Casario” realizam a 2ª. Oficina Técnica.

Leia mais...
 

Edital do Curso de Conservação e Restauro de Pinturas Parietais

E-mail Imprimir

 

CURSO DE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE PINTURAS PARIETAIS

pinturas_parietais1

EDITAL DE INSCRIÇÃO/MATRÍCULA
INSCRIÇÕES PERMANENTEMENTE ABERTAS !

A Coordenação do Curso dos Ofícios Tradicionais da Construção Civil abre as matrículas para o Curso de Conservação e Restauro de Pinturas Parietais, dentro do OFÍCIO DA PINTURA, dirigido aos profissionais atuantes na área da preservação do patrimônio cultural, aos profissionais autônomos em geral da construção civil e estudantes dos cursos de Arquitetura, Engenharia ou Edificações.

O curso objetiva capacitar profissionais sobre a prática da conservação das pinturas parietais, proporcionando uma compreensão técnica sobre a decadência e deterioração dos revestimentos e das camadas pictóricas, disseminando uma metodologia de intervenção eficaz que garanta a compreensão e sua aplicação prática.

Leiam-se os termos, condições e orientações a seguir:

PROGRAMA

1. O curso desenvolve as seguintes competências de conhecimento

Teoria da cor

Pigmentos, corantes, resinas, aglutinantes, solventes e cargas

Propriedades físico-químicas
Resinas, óleos, ceras, aditivos e vernizes
Produção e armazenagem

Suportes

Propriedades físico-químicas
Sistemas, técnicas e processos

Ofício

Ferramentas
Elementos e detalhes de execução
Vocabulário

Métodos de manutenção, conservação e restauração

Investigação e análise das patologias
Documentação e fontes gráfica, iconográfica e fotográfica
Tratamentos – limpezas, consolidações, reconstituições e proteções

Estudo de casos e acompanhamento de serviços

CARGA HORÁRIA

2. O curso é composto de aulas teóricas e práticas assim distribuídos:

Aulas teóricas – 48 horas
Aulas práticas à distância – 64 horas
Visitas de estudos 8 horas
Total 120 horas/aula (dois mêses)

Bases teóricas, conceituais e técnicas

Especialistas do ICCROM e do Building Conservation of the United Kingdom

Bases práticas

Jorge E. L. Tinoco, Rildete Nascimento e outros

DISPOSIÇÕES

3. O Curso de Conservação e Restauro de Pinturas Parietais funcionará com uma turma única.

4. Este é um curso curso contínuo de treinamento à distância.

5. As aulas e demais atividades de treinamento são ministradas a distância na Sala de Aulas, através da tecnologia de EAD (Ensino a Distância) desenvolvida pela Ufpe, Ensinar e o CECI. Esta tecnologia já foi testada e utilizada com sucesso por mais de uma centena de usuários em todo o Brasil e América Latina (ITUC/AL e GESTÃO DE RESTAURO). Possue ferramentas simples e eficazes. O ensino à distância requer autonomia e concentração por parte do estudante, assim como sua participação ativa em todo o processo. O tempo requerido do aluno para a dedicação ao curso é de, no mínimo, 6 horas semanais, conforme recomendação básica: 2 horas por semana navegando no website do curso (essa atividade requer conexão com a Internet no horário mais conveniente para o aluno); 1 hora por semana fazendo a leitura (off-line) dos conteúdos dos arquivos baixados; 3 horas por semana produzindo os exercícios e práticas solicitados. Além de navegadores (browsers), é necessário o aluno ter instalado no computador softwares para leitura em PDF e arquivos em Flash.

As aulas presenciais à distância são totalmente práticas. São realizadas através de video-aula com mestres de ofícios e artesãos-operários em atividades práticas de execução serviços de canteamento, manutenção, conservação e restauro.

O aluno deverá elaborar o Manual Prático de Manutenção, Conservação e Restauro de Pinturas Parietais.

VALOR

6. O valor do curso é de R$ 1.400,00 pagos da maneira seguinte:

a. R$ 300,00 (Referentes à inscrição e matrícula, com direito às atividades extraclasse) *

b. 2 X R$ 550,00 (Referentes aos conteúdos teóricos/práticos, avaliações e certificado)

AVALIAÇÃO:

7. O desempenho do aluno é avaliado pela:

a. Freqüência mínima de 75% às aulas;

CERTIFICAÇÃO:

8. O Certificado é concedido pelo CECI aos participantes que obtiverem uma freqüência às aulas igual ou superior a 75%. Caso o(a) participante deseje o apostilamento do certificado, para fins de validação de capacitação e pontuação em concursos, deverá se submeter aos processos de avaliações do Curso (experimentos, provas, testes e relatórios) e obter média mínima 7 (sete) .

Faça já sua inscrição, preenchendo e enviando o formulário anexo, juntamente com o comprovante do depósito da inscrição. Quaisquer dúvidas procure a Coordenação do Curso nos endereços  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e no telefone CECI (81) 9995-1295 Ceci - Cursos (op. TIM)

PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO

  1. Faça o depósito do valor da inscrição na conta do Banco Brasil S/A n. 001, agência n.2365-5, conta corrente n. 77471-1
  2. Remeta o formulário preenchido junto com o comprovante de depósito da inscrição diretamente ao CECI à Rua Sete de Setembro, 80 Carmo Olinda - PE CEP 530.020-130 ou para o e-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

* As atividades extraclasse referem-se aos ambientes virtuais da Sala de Aulas que apoiam e complementam os conteúdos teóricos e práticas das aulas: Notícias, Glossário, Debates, Links, Bibliografia que são periodicamente alimentados com novas informações.

 

Manual Prático

E-mail Imprimir

MANUAL PRÁTICO DE MANUTENÇÃO, CONSERVAÇÃO E RESTAURO EM EDIFICAÇÕES DE VALOR CULTURAL.

O manual é composto de duas partes. A primeira é um manuscrito, elaborado pelos próprios alunos sobre os materiais, as técnicas, os sistemas e os procedimentos técnicos transmitidos pelos professores e instrutores.

Leia mais...
 

Ofício do Cantel ou Canteiro

E-mail Imprimir

A palavra cantaria, no âmbito da arquitetura, tem sua etimologia originada do latim “canthus” com o significado de “aresta”. Há autores que remete o significado à época pré-romana quando designava "pedra grande", ou pedra aparelhada para formar o ângulo de uma construção.

Leia mais...
 

São João dos Militares - Solenidade

E-mail Imprimir
A solenidade de abertura dos trabalhos do PROJETO DE RESTAURAÇÃO DA IGREJA DE SÃO JOÃO DOS MILITARES transcorreu num clima de otimismo e confraternização entre as entidades parceiras e a comunidade da cidade de Olinda.
Leia mais...
 

Especialistas e Mestres Artífices

E-mail Imprimir

CECI
GESTÃO E PRÁTICA DE OBRAS DE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DO PATRIMÔNIO CULTURAL

Jorge Eduardo Lucena Tinoco, arquiteto e urbanista pela UFPE, especialista em conservação e restauro de monumentos e conjuntos históricos (UFMG/1978), atuante na área da construção civil desde 1966 e na área da preservação do patrimônio construído desde 1973. Pesquisador e orientador de pesquisas do CNPq (1976-1984). Idealizador, fundador e diretor de entidades do 1o, 2o e 3o setores. É responsável técnico e porfessor do  curso de Gestão e Prática de  Obras e Serviços do Patrimônio Cultural  do CECI. Atua na elaboração de planos, projetos e obras e serviços na área do patrimônio cultural construído. Realizou e executou mais de uma centena de projetos e obras de conservação e restauro nas principais cidades históricas da Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e antigo Território Federal de Fernando de Noronha. É Diretor Geral do CECI para no biênio 2007/2009,  membro da Associação Brasileira de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais – ABRACOR e do International Council on Monuments and Sites – ICOMOS.

Leia mais...
 

Comunidade Gestão de Restauro

E-mail Imprimir

O CECI desenvolve várias atividades na área da Gestão do Restauro, tais como:  o Curso de Gestão e Prática de Obras de Conservação e Restauro do Patrimônio Cultural, em nível de capacitação; o ITUC/AL - Curso Gestão do Patrimônio Cultural Integrado ao Planejamento Urbano da América - Latina;  pesquisas e desenvolvimento de teorias, métodos e instrumentos de manutenção, conservação e restauro do patrimônio construído;  prestação de serviços à comunidade.

Mantém um acervo significativo sobre a técnicas tradicionais luso-brasileiras:


TÉCNICAS TRADICIONAIS LUSO-BRASILEIRAS
Estudos sobre os processos técnicos para conservação do patrimônio construído

Apoio
Sistema de Incentivo a Cultura de Pernambuco

Leia mais...
   

Gestão de Restauro [Lista dos Selecionados]

E-mail Imprimir

Curso de Gestão e Prática de Obras e Serviços de Conservação e Restauro do Patrimônio Cultrual

Leia mais...
 

Alerta de riscos nos monumentos históricos

E-mail Imprimir

Os alunos da 6ª edição do curso de Gestão e Prática de Obras de Conservação e Restauro do Patrimônio Cultural – Gestão de Restauro, realizado pelo Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada – CECI, constataram que a grande maioria dos monumentos restaurados nas principais cidades históricas do NE do Brasil (J. Pessoa, Recife, Olinda – PE; Mal. Deodoro e Penedo – AL; São Cristóvão e Laranjeiras – SE; Cachoeira e Salvador – BA) encontram-se sob grande risco de perda rápida e total em caso de sinistro por incêndio.

Leia mais...
 

Plano de Conservação da Basílica da Penha

E-mail Imprimir

No momento do encerramento das festividades da padroeira Nossa Senhora da Penha e no dia da benção de São Felix (sexta-feira, 1°/set), o arquiteto Jorge Eduardo Tinoco, Diretor Geral do CECI, passou às mãos do administrador paroquial, Frei João Batista da Paz, o Plano de Conservação da Basílica da Penha com o Dossiê de Tombamento como patrimônio cultural construído, em níveis federal e estadual.

Leia mais...
 

Técnicas construtivas tradicionais luso-brasileiras

E-mail Imprimir

A Comissão Deliberativa do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura – FUNCULTURA divulgou o resultado da análise e julgamento dos projetos culturais de 2006, anunciando a aprovação do projeto do CECI de Divulgação das Técnicas Construtivas Tradicionais Luso-brasileiras.

Leia mais...
 
Página 1 de 3

Projetos

Baltar Biblioteca

conservar_2

Pátio de São Pedro

plano-diretor

istmo

Leia a revista internacional

CT

Parceria voluntária

Lima_e_Silva_Advogado_e_Consultoria

 

 

 

Elaboração e acompanhamento de projetos de incentivos fiscais oferecidos em âmbito federal, estadual e municipal.

Você está aqui: Home Restauro