Azulejos do Século XIX

E-mail Imprimir

azulejo_txt Azulejos do Século XIX - Um projeto de restauração é mais um volume lançado da coleção Textos para Discussão da Série Gestão de Restauro.

O artigo do arquiteto especialista, Jorge eduardo Lucena Tinoco, trata da proposta de intervenção nas fachadas do imóvel localizado na Rua Martins de Barros, n° 451, com a segunda fachada voltada para a Rua do Imperador Dom Pedro II, n° 447, no Bairro de Santo Antônio, na Cidade do Recife.

O sobrado encontra-se numa poligonal de tombamento, que foi definida na 110a. reunião do Conselho Consultivo do IPHAN (30/ago/1984), e, portanto, submisso às disposições do Decreto Lei no 25/37. Ainda conserva as características do estilo das construções esguias que marcaram os séculos do período da colonização pós-holandeses no Recife – séculos XVII~XIX.

O artigo apresenta um metodologia de abordagem para elaboração de projeto em silhares de azulejos para captação de recursos financeiros. O projeto identifica a significância do sobrado, o estado de conservação dos componentes constitutivos das faces do sobrado, estuda o comportamento dos elementos azulejos e alvenaria com as argamassas de suporte. Evidencia os fundamentos teóricos para definição da conduta de intervenção e determina os procedimentos para conservação e restauro.

sobrado1

Fachadas para Av. Martins de Barros e Rua do Imperador

sobrado2

Vistas do sobrado no final do século XIX. A ponte metálica Sete de Setembro, semelhante à da Boa Vista foi demolida na década de 1930. Fonte: www1.fotolog.com/tc2/  (último acesso em marc/2008

sobrado3

Vidrado, tardoz e face da unidade padrão cerâmico de azulejo. Fonte: J. Tinoco/2008. TINOCO - Obras, Serviços e Restauração ltda. - Tinoco-OSR

Leia o texto completo em Textos para Discussão - Série Gestão de Restauro

 

 

Projetos

Baltar Biblioteca

conservar_2

Pátio de São Pedro

plano-diretor

istmo

Leia a revista internacional

CT

Parceria voluntária

Lima_e_Silva_Advogado_e_Consultoria

 

 

 

Elaboração e acompanhamento de projetos de incentivos fiscais oferecidos em âmbito federal, estadual e municipal.

Você está aqui: Home Publicações Textos para Discussão Azulejos do Século XIX