Textos para Discussão

Ficha de Identificação de Danos - FID

E-mail Imprimir

txt-65Dentro das recomendações básicas para a elaboração de um Mapa de Danos de edificações de valor cultural, há o protocolo de boas práticas que determina o registro das investigações sobre o estado de conservação. Este artigo explicita e detalha os procedimentos técnicos para a elaboração das Fichas de Identificação dos Danos – FIDs, trazendo explicações sobre os registros indispensáveis para que a coleção desses formulários sirva de base para as futuras atividades de inspeções periódicas e manutenções preventivas. Mostram-se cases sobre as aplicações das FIDs no âmbito de projetos de restauração de edificações históricas dos períodos Colonial e Moderno, assim como de bens culturais móveis e integrados. Reafirma-se a importância das FIDs no sistema de gestão da manutenção do patrimônio cultural construído.

Você pode baixar o Texto aqui:

 

Gestão da Manutenção - Texto para Discussão

E-mail Imprimir

capa_TxT_64Um modelo de Gestão da Manutenção de edificações de valor cultural foi apresentado pelo Curso de Gestão de Restauro durante o II Simpósio Científico do ICOMOS BRASIL, realizado em 25 a 28 abr. 2018, na cidade de Belo Horizonte (MG). Os autores, Jorge Eduardo Lucena Tinoco e Thalita R. dos S. Oliveira, mostraram que as atividades de inspeções e manutenções preventivas, programadas e corretivas exigem protocolos básicos para atendimento às necessidades da garantia funcional dos componentes e elementos construtivos e artísticos assim como às condições financeiras do proprietário ou usuário.

Leia mais...
 

Texto para Discussão - Volume 63

E-mail Imprimir

capa_texto63Teoria da Restauração e os desafios para se resgatar os espaços litúrgicos históricos é o Texto para Discussão que o CECI acaba de lançar para discutir as diretrizes adotadas para a elaboração do "Projeto de Conservação e Restauração dos Componentes Construtivos e Artísticos Integrados e Aplicados da Igreja de São Pedro dos Clérigos do Recife". O Texto está editado na Série II – Gestão de Restauro, e é de autoria do arquiteto Jorge Eduardo Lucena Tinoco.

Leia mais...
 

Texto para Discussão - Volume 62

E-mail Imprimir
capa_TxT62_1 Lançado o Texto para Discussão, o número 62, da Série II - Gestão de Restauro, da arquiteta Laura Lima de Souza, ex-aluna da 14a edição do Cursos de Gestão de Restauro do CECI. O texto tem como tema: "Plano de Gestão de Restauro da Igreja da Ordem Terceira do Carmo de São Paulo".

O texto é apresentado em prefácio por Jorge Eduardo Lucena Tinoco, arquiteto especialista e atual Diretor Geral do CECI, trata de um tema muito pouco abordado no âmbito da conservação do patrimônio construído – planos de gestão de obras. Segundo Tinoco, a elaboração de planos de gestão de restauro para obras e serviços em edificações de valor cultural ainda é uma novidade. Há mais de dez anos o CECI vem aplicando o Curso de Gestão de Restauro para profissionais das áreas de Arquitetura e Engenharia, sempre exigindo, entre outras atividades, para outorga do certificado de capacitação, a elaboração de um plano de gestão de restauro para uma edificação de valor cultural que será submetida aos procedimentos manutenções ou às intervenções de conservação e restauro.

Continua o especialista, o Plano de Gestão de Restauro da Igreja da Ordem Terceira do Carmo, edificação protegida por lei, localizada no Centro Histórico da Cidade de São Paulo – SP, em boa hora, vem esclarecer aos profissionais especialistas em conservação do patrimônio cultural construído a questão comum de se confundir especificações, cadernos de encargos e planilhas orçamentárias de projetos executivos como documentos suficientes para se garantir a qualidade de uma obra ou serviço. De fato, tais documentos são necessários à modelagem do projeto executivo das intervenções que se pretende empreender. Mas, eles não garantem que as obras e os serviços serão executados com as qualidades indispensáveis a uma edificação com status de bem cultural. A prática tem mostrado que, as indicações e recomendações constantes em editais de licitação, restringido acesso de empresas e profissionais desqualificados, não têm sido suficientes para essa garantia. Aliás, como esperar resultados de satisfatórios de excelência onde não é considerada a modalidade de escolha pela melhor técnica no menor preço durante os certames de contratações de obras?

Leia outros Textos para Discussão

 

Texto para Discussão - Volume 61

E-mail Imprimir

txt61-CAPA Mais um volume do Texto para Discussão, o número 61, da Série II - Gestão de Restauro, do Profa. Dra. Karla Nunes Penna e da Prof. Dra. Elizabeth Taylor. O texto tem como tema: "Benefits of using qualitative ethnographic methodology in the evaluation of preservation training programs performance in developing countries: a case study of the northeast region of brazil".

Leia mais...
 

Texto para Discussão V. 60

E-mail Imprimir

TXT_60-CAPAmO CECI lança mais um Texto para Discussão, o número 60, da Série II - Gestão de Restauro, do arquiteto Pedro Murilo Gonçalves de Freitas e da Prof. Dra. Regina Andrade Tirello. O texto tem como tema:  A SÍNTESE GRÁFICA NO PROCESSO DE PROJETO DE RESTAURAÇÃO ARQUITETÔNICA.

Leia mais...
 

Attributes Of Modern Architecture And Conservation Action

E-mail Imprimir

txt59The CECI launches another Texts for Discussion Series managed restoration - vol.59

Leia mais...
 

Monitoramento da Gestão da Conservação Urbana

E-mail Imprimir
txt56O Monitoramento da Gestão da Conservação Urbana é um tema do momento econômico por que passam os principais centros urbanos do país.
Leia mais...
 

Declaração de Significância de Exemplares da Arquitetura Moderna

E-mail Imprimir

txt57O tema "Declaração de Significância" é abordado em mais um Texto para Discusão (Volume 57) lançado pelo CECI.

Leia mais...
 
Página 1 de 8

Projetos

Baltar Biblioteca

conservar_2

Pátio de São Pedro

plano-diretor

istmo

Leia a revista internacional

CT

Parceria voluntária

Lima_e_Silva_Advogado_e_Consultoria

 

 

 

Elaboração e acompanhamento de projetos de incentivos fiscais oferecidos em âmbito federal, estadual e municipal.

Você está aqui: Home Publicações Textos para Discussão