Técnicas construtivas tradicionais luso-brasileiras

Imprimir

O que são técnicas construtivas tradicionais?

Inicialmente, deve-se saber o significado da palavra tradição. Basicamente, esta palavra é empregada para designar a transmissão de costumes e práticas, pela via oral de lendas ou narrativas ou por hábitos de valores que são passados de uma geração em geração.

O termo técnica construtiva corresponde aos procedimentos da arte de construir, edificar, fabricar... Refere-se aos processos racionais e procedimentos práticos da utilização dos materiais naturais, manufaturados e industrializados para satisfazer as necessidades humanas.

No âmbito do patrimônio cultural, as técnicas construtivas tradicionais luso-brasileiras são os processos e procedimentos de utilização dos materiais de construção, transmitidos pelo costume e práticas quer pela via oral, narrativas ou por hábitos, passados de geração em geração. A denominação luso-brasileira remete ao período histórico colonial e imperial do Brasil - 1534/1889.

O que são os Ofícios Tradicionais da Construção?

Acervo de documentos

O acervo de documentos escritos, imagens, maquetes eletrônicas, modelos reduzidos, bibliografia e links do CECI sobre as técnicas construtivas tradicionais luso-brasileiras está organizado pelos campos de saberes dos mestres de obras e artífices do passado. É constituído pelos ofícios tradicionais:

Cantaria
Estuque
Alvenarias
Forja e Fundição
Carpintaria e marcenaria
Pintura

Em cada ofício, encontram-se documentos escritos, gráficos e fotográficos básicos sobre os processos, procedimentos e as práticas construtivas tradicionais, empregadas no passado para construir as edificações dos períodos colonial e imperial no Brasil. As informações estão distribuídas em textos, imagens, maquetes eletrônicas, modelos reduzidos, bibliografia e links.