Conferência APTI

E-mail Imprimir

Do dia 2 a 6 de novembro de 2009, Rosane Piccolo Loretto, membro do Conselho Científico do Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada – CECI, participou da Conferência da Associação Internacional da Tecnologia da Preservação, Association for Preservation Technology International (APT), na cidade de Los Angeles.

 

Do dia 2 a 6 de novembro de 2009, Rosane Piccolo Loretto, membro do Conselho Científico do Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada – CECI, participou da Conferência da Associação Internacionalda Tecnologia da Preservação, Association for Preservation Technology International (APT), na cidade de Los Angeles.

A APT é uma organização interdisciplinar voltada para a promoção de tecnologias para conservação de edificações históricas e de assentamentos urbanos. Possui membros em mais de 30 países, incluindo arquitetos, engenheiros, conservadores, consultores, curadores, historiadores, estudantes, técnicos e outras pessoas diretamente envolvidas na aplicação de métodos e de materiais para manter, conservar e proteger o patrimônio cultural para o seu uso e apreciação futuros.

O tema desta conferência realizada em 2009 foi a Preservação na Cidade sem Limites, Preservation in the City without Limits, na qual foram abordados os campos científicos e técnicos voltados à preservação de metrópoles modernas portadoras de fontes históricas. Foram realizados diversos workshops, simpósios, exibições, sessões temáticas e tours no local.

A Fundação Getty, com o objetivo de criar um fórum de discussão latino americano multilingüe (Inglês, Espanhol e Português), selecionou 20 participantes da América do Sul e América Central para participar da conferência da APTI 2009. Rosane Piccolo Loretto foi um dos 20 membros que recebeu este apoio financeiro da Fundação Getty, junto a outros profissionais da Venezuela, Colômbia, Peru, Chile, Argentina, Equador, Costa Rica, Honduras, entre outros. Este grupo foi coordenado pelo arquiteto Andrés Gaviria, da Universidade Javeriana de Bogotá/ Colômbia. Com este fórum, foi possível promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre organizações e profissionais dedicadas à preservação do patrimônio construído no âmbito da América Latina.

Nesta ocasião, foi apresentado o trabalho intitulado A Significância Cultural, Autenticidade e Integridade como Base Metodológica de Intervenção: o Restauro dos Bens Integrados da Ordem Terceira de São Francisco, Olinda/Brasil, desenvolvido pelo Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada de 2008 a 2009.

 

 

Projetos

Baltar Biblioteca

conservar_2

Pátio de São Pedro

plano-diretor

istmo

Leia a revista internacional

CT

Parceria voluntária

Lima_e_Silva_Advogado_e_Consultoria

 

 

 

Elaboração e acompanhamento de projetos de incentivos fiscais oferecidos em âmbito federal, estadual e municipal.

Você está aqui: Home Notícias Conferência APTI