Entre os dias 11 e 22 de Junho foi realizado no ICCROM (Roma) o encontro para encerramento do programa internacional de Conservação Integrada Urbana Territorial - ITUC.
O programa teve início em 1995 e está previsto para ser encerrado em 2005. O ITUC foi implantado na América Latina, nos Países Bálticos e no Sudoeste Asiático. O CECI foi o responsável pelo programa na América Latina.
O Prof. Sílvio Mendes Zancheti foi o representante do CECI no encontro, conjuntamente com Herb Stovel, coordenador do programa no ICCROM, Paulius Kulikauskas e Katry Lisitin. Até o final de 2004 será elaborada uma avaliação geral do programa, bem como uma série de recomendações para que o programa possa ser desenvolvido em outras instituições de treinamento e fomento.
Uma conclusão do encontro foi de que o ITUC é uma iniciativa que ultrapassou os limites da missão do ICCROM (a formação de programas de treinamento e pesquisas) para se tornar uma metodologia de ação, de intervenção prática, na gestão das cidades. O ITUC é uma metodologia de planejamento e gestão de caráter interdisciplinar, baseada nos princípios do desenvolvimento sustentável das cidades e da conservação integrada, portanto oferece os recursos para o desenvolvimento de políticas, programas, planos e projetos de transformação - conservação das cidades em geral.
Outra importante conclusão foi o reconhecimento da necessidade de promover pesquisas para a avaliar a eficácia e a efetividade de planos e projetos de desenvolvimento urbano local, que sejam culturalmente orientados, e que utilizem a abordagem da conservação integrada com guia metodológico. Os resultados dessa pesquisa serão importante instrumento para a estratégia de passagem da abordagem do ITUC para agências internacionais e nacionais de fomento do desenvolvimento urbano, como o Banco Mundial, o Banco Inter-Americano de Desenvolvimento, a Caixa Econômica Federal e outras instituições.
O encontro também serviu para delinear um guia prático para a implantação de programas de treinamento ITUC. O guia deverá ser publicado em 2005.
O CECI será a instituição que continuará o desenvolvimento do programa na América Latina, em parceria com instituições de ensino, pesquisa e assessoria técnica da região.